quarta-feira, 18 de novembro de 2009

QUEM SOU EU

Ao refletir sobre quem sou e pensar nas avaliações as quais fui submetida ao longo da vida, descobri que essas foram fundamentais na minha formação. Embora, a minha reação tenha sido diferente em cada etapa vivida.

Durante a infância fui avaliada pela família, amigos e professores embora não soubesse e não percebece o quanto isso contribuía com a minha forma de agir, pois desde criança não suportava decepcionar as pessoas com as quais convivia. Já na adolescência, o que os outros pensavam a meu respeito não tinha importância alguma, fazia apenas o que me parecia certo ou o que era obrigado a fazer para viver bem com a minha família. Não agir de forma que pudesse me arrepender ou envergonhar futuramente, pois nunca fui rebelde.

Contudo, a partir dos dezesseis anos, a avaliação veio a ter realmente importância para mim, pois já sabia que estava sendo avaliada em tudo que fazia e um deslize seria suficiente para receber nota negativa. Isso ocorria principalmente no trabalho e na escola. No entanto, posso afirmar que meu esposo e filho foram essenciais para hoje dizer quem sou, visto que esses me fizeram pensar ao surgirem em minha vida sobre o que fazer e sobre os meus desejos. E ao fazer essa reflexão descobri que ninguém cobrou tanto e foi tão rigoroso e criterioso ao fazer uma avaliação como eu ao me auto-avaliar e a partir dessa avaliação posso afirmar que sou o que me propus a ser.

As vezes me desconheço, faço tudo para ser feliz mas nem sempre consigo; que muitas vezes faço o que não desejo só para ver as pessoas que amo feliz. Mas há também momentos em que não consigo fazer nada por ninguém. Oscilo entre o otimismo e o pessimismo, isso depende do meu sexto sentido ou do meu estado de humor. Poucas pessoas me surpreendem com suas ações; fico magoada com facilidade e tento trabalhar em seguida o perdão, embora tenha dificuldade para tal. Mas sei que a magoa só faz mal para quem a cultiva além disso, tenho convicção de que todos que conheço e convivo são importantes para mim em menor ou maior grau.

Enfim, assim sou eu não sei se esse foi o melhor momento para fazer essa reflexão, ou talvez não tenha momento melhor, pois a partir do instante que descobrir que seria mãe, mudei minha forma de pensar. O que antes era muito importante e me ocupava por horas, já não importa mais. Fui obrigada a aprender coisas novas e passar por situações que já mais imaginei viver e outras tanta que não imaginava suportar. Hoje sei que sou o que não esperava ser e tenho qualidades que antes nunca tinha me atribuído, como: coragem, perseverança, força e muito amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário