sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA FORMATIVA REGULADORA

REFLEXÃO SOPRE O TEXTO - Aula 07/11/2009

Vivemos num mundo que caminha para a pós-modernidade, e junto a essas mudanças a educação como sempre estar a serviço da sociedade, com o objetivo de tornar o homem capaz de atuar e contribuir para o crescimento e mudanças do sistema. Sendo assim é papel da educação se ressignificar. Na atualidade essa tem como função tornar o sujeito multifuncional, dinâmico autônomo e principalmente apito a atuar como inovador e progressista.
Nessa perspectiva as antigas formas de avaliar que não respeitavam o processo de aprendizagem e não conseguiam identificar a forma como o aluno aprendia desrespeitando a sua identidade e cultura está sendo aos poucos repensada e redefinida. Essa redefinição escolar trás como princípio o respeito à cultura do aluno a sua forma de pensar, visando assim formar sujeitos críticos reflexivos capazes de ir além do que pede o mercado atual, ou seja, pessoas inovadoras e dinâmicas.
Esse novo modelo educacional necessita de educadores intelectuais reflexivos que tenham posicionamento político e principalmente, conhecimento teórico para reconstruir a avaliação educacional, tornando-a mais justa e democrática, não deixando de ser sistêmica e ao mesmo tempo diversificada e continua. Cape aos docentes estarem em constante formação para não fracassarem ao atuarem como transformadores através dessa nova forma de educar.

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