sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso (Luckes) - Aula 19/11/2009

A avaliação na perspectiva amorosa afetiva acolhedora, é aquela que traz na sua intencionalidade a integração e inclusão pelos mais variados meios respeitando e valorizando a subjetividade do aluno no decorrer da construção do conhecimento. Essa forma de avaliar, não julga e não seleciona e sim faz diagnostico e através desse toma decisões para melhorar a aprendizagem do educando para que esse seja enserido ao grupo dos bem sucedidos.
Quanto a possibilidade deste tipo de avaliação ser posta em pratica no atual modelo de educação brasileira. Talvez não pelo fato de exigir do professor diagnostico, o que se torna impossível, visto que no Brasil, as salas de aula são geralmente super-lotadas não permitindo ao professor, conhecer o aluno o necessário para esse tipo de avaliação. Porém, é perceptível tentativa nas escolas brasileiras nesse sentido. Todavia, Luckes afirma que: sendo através de textos e exames ou da avaliação amorosa, a educação sempre terá que agregar valores ao conhecimento adquirido pelo aluno. Sendo assim, esse modelo de educação torna-se possível no Brasil, pois o que toda sociedade exige desde a ascensão da burguesia é a classificação dos mais bem sucedidos, e isso a educação, seja no Brasil ou em qualquer outro país proporciona a sociedade independente da forma de avaliar.

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