sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

OS PRINCÍPIOS DO PORTFÓLIO Síntese reflexiva - Aula 17/10/2009

Os profissionais e estudiosos da educação vem percebendo na atualidade que as antigas formas de avaliação não correspondem mais as expectativas dos alunos, e principalmente não deixa possibilidade para que os professores avaliem processo de aprendizagem vivido pelo aluno ao longo do ano letivo. Após essa constatação vem sido criada e sugerida enumeras outras formas de avaliação e o portfólio é uma dessas inovações educacionais.
Existe varias razões para um educador opinar pelo uso do portfólio. Visto que esse possibilita o desenvolvimento metacognitivo. Ou seja, permite ao aluno ter autonomia, desenvolve a criatividade, a reflexão e principalmente a parceria entre aluno e professor, e professor com professor quando esses concordam no uso do mesmo instrumento de avaliação.
Contudo como observa o autor o portfólio cobra do professor e do aluno muita dedicação. Quanto ao professor esse deve ser observador, fazer anotações continua sobre o desenvolvimento do aluno e principalmente ter conhecimento dos princípios e critérios para avaliação de forma continuada, pois se esse desconhece essa forma de avaliar ou não acredita na sua eficiência, de nada adiantara o uso do portfólio. Em relação ao aluno esse precisa desenvolver o gosto pelas atividades sugeridas para a criação do seu portfólio, pois esse acaba por ser muito trabalhosos, por essa razão às vezes provoca resistência.
Fica claro assim que o professor não pode aderir ao portfólio par simples modismo, mas que ante o seu uso, que tenha responsabilidade e principalmente tempo para que esse venha a servir ao propósito para o qual foi criado. Ou seja, tornar a avaliação escolar mais justa e com enfoque na subjetividade do sujeito.

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